Matriz Buenos Aires

Matriz Buenos Aires

domingo, 12 de dezembro de 2010

Sem Deus.

Caminhava para mais um almoço quando escutei uma criança gemendo, quase que chorando. Fui invadido, enquanto aquele som penetrava meus ouvidos por uma profunda tristeza, incapacidade pura de qualquer coisa fazer. Solidão, vazio, falta de sentido. Depressão? Não sei, nunca vive nem uma coisa nem a outra para dizer que são a mesma. Que tenho por certo é que senti a minha pobre condição humana: o nada. Miséria absoluta e incapacidade plena perdida em si mesma. Nós não somos nada. De tudo que temos, o que vale alguma coisa e que não vire, em breve, pó? Tive um sentir na alma daquilo que somos sem Deus, sem a proteção do Pai, os cuidados do Amor. Claro que minhas palavras são completamente incapazes de melhor lhe descrever o que vivi, sei que olhei para a minha vida e para as vidas e não via nada que valesse. E, sobre isto, lá nos evangelhos há uma pergunta daquelas que cortam nossa carne: que podemos fazer que valha nossa vida? Que força, ou seja lá o que for, que nos faz poder para? Poder, nós não podemos nada, na verdade nada é o que somos.
É esta a nossa triste condição quando não temos a Deus. Confesso que não sei como as pessoas vivem em seu vazio, mas mesmo assim, por mera misericórdia ainda podem contar com os efeitos de Deus neste mundo, mas na ausência completa de Deus, não só temos nada, mas pesa sobre nós a nossa miséria, indignidade e nossa condição pecadora. É vazio puro e pressão insustentável do mal absoluto.
Obviamente, existe uma relação entre aquele som e algo pessoal em meu inconsciente e que foi tocado naquele momento. Talvez o Senhor queira agir em algo em minha vida, não sei. Sei que por hora me foi permitido sentir o que será sem Deus neste mundo, sem Deus em nós. Estamos todos os dias expulsando Deus de nossas vidas, de nossa história e de nossa sociedade e estamos substituindo pelo efêmero, pelo volúvel e pelo passageiro. Não fica nada, nem nós, pois a vida vai se tornando insuportável. Nós vamos nos tornando insuportáveis. Há pessoas que têm muito, mas o que têm passou ao lugar de Deus e, por isto, não têm nada em si, estão no vazio e a vida não tem aonde chegar, pois também nunca teve caminho. Esta situação ainda não representa a ausência de Deus a que me refiro, pois Ele em sua misericórdia suporta estas pessoas. Contudo, chegará lá se permanecer nesta rota.
Escuto sobre absurdos que as pessoas têm sido capazes de fazer. Tortura, estupro, pedofilia, assassinatos dos mais diversos, violência, abusos – o mal. Parece que o ser humano não tem mais limites para a crueldade, se é que em algum momento teve. Acontece que sem o bem, o mal prevalece. Sai Deus, entra o ‘eu’. O ‘eu’ no vazio de si mesmo é incapaz de si. As pessoas sem Deus são capazes do pior delas mesmas. Aquilo que temos visto e vivido na sociedade é uma desumanização, pois o humano só detém suas capacidades quando as vive, só as vive se as enxerga e só as enxerga pelas lentes de Deus. Este é meu convite para você hoje, passe a ser em Deus. Longe dEle seremos sempre capazes do pior, coisas que nem os animais fazem, mas apenas nós, sem Deus, seremos capazes de fazer. Não assuma sua potencia, pois você não a tem, mas assuma sua impotência e suas potencia será Deus. Seja honesto consigo mesmo, não seja o que não é, o lugar do primeiro já está ocupado e não é seu, então, não queira ser o melhor, mas dê o melhor de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário