Matriz Buenos Aires

Matriz Buenos Aires

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Que democracia?

            O sanfoneiro e músico Dominguinhos vem sendo considerado como o sucessor de Luiz Gonzaga, o ‘Rei do Baião’. Diversas entidades culturais e musicais o enxergam desta forma, o que tem engordado os prêmios do músico. Acredito que o título de sucessor vem não só pela amizade com Gonzagão, mas pelo enorme talento que José Domingos de Morais possui. Acontece que nesta terça o presidente em despedida veio a Recife para lançar o Projeto Centro Cultural Cais do Sertão Luiz Gonzaga, e Dominguinhos seria um dos principais representantes da musicalidade e da cultura neste evento. Sem explicações plausíveis, o governador do estado de Pernambuco cancelou a presença do sucessor de Gonzaga. Os músicos participantes têm seu talento, mas ainda distantes de Gonzagão na cultura nordestina e, com toda certeza, a melhor figurar para ali representar a expressão musical do titular do tal Centro Cultural era Dominguinhos. Assim como eu, você deve estar se perguntando a razão do ocorrido.
            Acontece que, na campanha eleitoral, o músico barrado não esteve de acordo com a candidata do governador e do lulismo. Dominguinhos fez campanha aberta para a oposição, o que, na mentalidade democrática destes políticos, desqualifica-o para melhor representar Luiz Gonzaga. Veja que maravilha, aquilo que a cultura nacional aclamou, a dita democracia vermelha desclassificou. Onde está a democracia brasileira? Desqualificam toda uma história cultural e todo um trabalho musical por uma posição política? Não passam de falsos defensores da democracia. Você, leitor, não se iluda, nossa liberdade e democracia estão sendo constantemente ameaçadas por estes cuja democracia só serve para acobertar e disfarçar seu autoritarismo comunista e totalitário. O que nos trouxe a The Economist sobre nossa democracia imperfeita pode ser evidenciado em fatos como estes ou como o absurdo aumento que os parlamentares se deram, e cujos debates duraram cerca de uma semana, passando por cima de todo bom senso e obtendo do presidente populista o silêncio. Se ele fosse do povo cortaria esta farra, mas prefere desfilar aclamado pelo pobre coitado que não morre mais de fome pelo bolsismo, mas que não é capacitado para se sustentar e conquistar um trabalho digno. Inclusive porque seu salário, e o da presidente eleita, também aumentaram e ele não vai brigar por causa disto. Que bobagem, não é?
            É lamentável. E o que nos reserva os próximos anos de vermelhidão? Cabe a nós a Fé, pois Deus é Senhor da história.

Um comentário:

  1. A minha esperança é que temos Dilma, uma pessoa não tão política e polida como Lula, por 4 anos. E mais ainda, ela terá que aumentar os juros para segurar a inflação logo na primeira reunião do COPOM. Como escreveu Edilson Ferreira em artigo essa semana no Blog do Jamildo, o povo não está preocupado com liberdade e democracia! Esta preocupado com poder de compra, enguanto os shopping's estiverem lotados e o poder de compra aumentando vamos ter que amargar esses desmandos do PT!

    ResponderExcluir