Matriz Buenos Aires

Matriz Buenos Aires

domingo, 7 de outubro de 2012

Ainda antes de votar.




Diante de todos os efeitos realizados em torno do meu último texto, "Vota Católico", quero reafirmar tudo que se encontra ali. Tenho a plena certeza de ter contribuído para o maior conhecimento, não apenas dos Católicos, mas da sociedade em geral. Entretanto, preciso fazer ainda mais uma importante recomendação quanto a esta eleição e outras que virão. Não são nada fáceis os tempos que vivemos,   não faltando hipocrisias e mentiras que exigem de nós extremada cautela e discernimento, inclusive com homens e mulheres que se dizem de fé e de Deus. Como diz o Santo Padre em sua entrevista/livro "Luz do Mundo", aqueles que deveriam ser os primeiros a conduzir a Deus, nestes tempos difíceis, têm traído sua verdadeira missão. Portanto, preciso lhe pedir que antes mesmo de realizar seu voto, ou melhor, de sair de casa para votar, curve seus joelhos diante do Senhor e peça muita sabedoria e discernimento para que seu voto não favoreça a interesses humanos ou até escusos  mas que sirva de instrumento da ação de Deus na história. Peça em profunda oração para que nossa Santíssima Mãe lhe oriente e não permita que seu voto sirva para oprimir, discriminar, excluir, etc, mas que seja instrumento de salvação para muitos, principalmente para os mais fracos, a começar das crianças no ventre de suas mães, ou dos idosos moribundos na saúde dita pública. Antes de votar, meu irmão e irmã, entreguemos tudo nas mãos do nosso Deus por sua Mãe Santíssima para que o Senhor da história realize seus planos e transforme os corações mais endurecidos e desumanos. Não para nos eximirmos de nossas responsabilidades ao votar, mas para que, fazendo nossa parte com responsabilidade, confiemos plenamente em nosso Deus e estejamos sob a ação de sua sabedoria, bem como, certos de que onde a razão não vai, o testemunho move e a oração transforma. Sejamos retos, justos e caridosos, mas deixemos Deus ser Deus.
Neste momento de nossa história são muitos os que se deixam ser lobos com pele de cordeiro e se não estamos em Jesus, orientados por seu Santo Espírito, fatalmente somos enganados e, muitas vezes, passamos a defender como a mais pura verdade aquilo que é o próprio engano. Deus nos livre de mais erros, nosso país já padece bastante por nossas escolhas erradas, vamos fazer assim a partir de agora: antes de votar rezar. Joelho no chão e terço na mão. Claro que esta minha recomendação completa as anteriores e, repito, não nos exime de responsabilidades e de conhecer bem o que orienta nossa Igreja. Desta forma, preciso dizer que não tenho o menor interesse de agradar a qualquer pessoa, candidato, entidade ou partido, minha obrigação é ser fiel a Santíssima Mãe Maria, por ela, ao meu Senhor e Salvador Jesus Cristo em sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana através do Santo Padre o Papa Bento XVI, seu magistério e aos Bispos em comunhão com a mesma Igreja, mediante o Carisma MaanaiM a mim confiado.
Por Maria, Deus nos abençoe!
Ainda recomendo que assista a estes vídeos:

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Vota Católico!

 Após algum tempo sem postar aqui, acredito que as eleições do próximo Domingo seja um bom motivo. Como venho prometendo minha Comunidade e a muitos amigos, então venho colocar minha percepção quanto a esta eleição, de forma mais específica em Recife, mas tentarei indicar algo para as demais localidades. Tomarei por base muito do que venho acompanhando, as informações que me chegam ou que vou buscar e principalmente os princípios Católicos em sua Doutrina e a Doutrina Social.
Dito isto, é preciso dizer que até este momento não se apresenta para mim nenhum candidato que possa indicar como sendo Católico, ou seja, cuja postura e partido possam ser entendidos como de acordo com as orientações da Igreja e sua Doutrina Social. Assim, minha análise busca opções diante do que está ruim, longe de ser a busca pelo ideal, mas a procura de uma opção menos ruim. É muito importante considerar o partido, pois na era PT de governo muitos de seus membros têm sido expulsos por estarem em desacordo com o estatuto, como por exemplo, temos visto expulsões de membros por militarem contra o aborto, quando o partido é claramente a favor do mesmo em seu estatuto e suas propostas. Portanto, cabe especial atenção ao quesito partidário, embora, só tenha conhecimento de expulsões deste tipo no PT, nada impede que esta prática seja utilizada por outros.
A pergunta que surge naturalmente quando se fala de partido é: em que partido votar? Na verdade, quase todos os partidos hoje no Brasil possuem em seus programas e estatutos algo fortemente contrária a Doutrina da Igreja, mas se isso já não bastasse quase todos militam em causas como homossexualismo, como ideologia, ou contra a família natural, a favor do aborto e da eutanásia, só para citar práticas mais gritantes contra a vida humana. Neste sentido, sugiro que assistam a este pequeno vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=2rREUfWwfXw. Posso concluir, portanto, que o voto no PT, em hipótese alguma, é recomendado, com isto, deixo clara minha orientação para que não se vote no PT, quer seja para prefeito, cargo executivo, quer seja para vereador, cargo legislativo. Lembro ainda que o senador Humberto Costa foi o responsável, quando Ministro de Lula, por facilitar o aborto sem autorização judicial em casos de estupro ou risco para a mãe, portanto, sem a devida análise dos casos, que já eram de má qualidade, passaram a não ser exigidos. Em outras palavras, após Humberto ser Ministro da saúde, qualquer mulher que chegue a um hospital público se dizendo estuprada, por exemplo, pode realizar o aborto sem qualquer tramite legal. Portanto,  não voto no PT.
Faço ainda uma indicação quanto aos partidos comunistas e de ideologia marxista, assista: http://padrepauloricardo.org/episodios/ser-comunista-e-motivo-de-excomunhao. Neste sentido, não indico voto em partidos como PCB ou PCdoB, entre outros deste caráter, assim, não recomendo voto para vice-prefeito em Luciano Siqueira e nem para prefeito em Renildo Calheiros. Claro que o PSB possui a mesma ideologia, mas para isto darei atenção especial.
Parece-me que o governador, Eduardo Campos, acende sua vela para muitos. É fácil vê-lo em celebrações eucarísticas, mas jamais esquecerei que como Ministro de Lula, Eduardo foi o principal defensor pelo uso de células tronco embrionárias em pesquisas no nosso país, ou seja, a morte de milhares de seres humanos em etapa embrionária, quando há muito é sabido dos maus resultados obtidos com o uso de células tronco embrionárias. Todos os maravilhosos resultados obtidos com células tronco se obtém com células adultas. Saiba mais: http://palestrascatolicas.wordpress.com/2009/02/26/celulas-tronco-embrionaria-e-adulta/

            Podemos concluir que como Católicos, precisamos estar de olho no governador e seu partido. Desta forma, venho acompanhando as ações do candidato Geraldo Júlio e tenho observado que publicamente tem se manifestado contra o aborto e a favor do homossexualismo. Entretanto, quando da visita do Coordenador regional do Brasil Sem Aborto – Iraponan Arruda – para que realizasse sua assinatura em documento público oficial contra o aborto mediante seu mandato, o amigo Iraponan sequer foi recebido pelo candidato. Embora não tenha estado na parada LGBT, esteve defendendo o homossexualismo na boate Metrópole. Isto se somando a seu partido e sua coligação com partidos comunistas como do seu vice, não indico voto em Geraldo Júlio, ainda que seja o franco favorito, tenha grande força política e pareça ter preparado como gestor. Nós Católicos já erramos demais no voto, não podemos enxergar a eleição como campeonato de futebol ou concurso de prosa e verso, desta forma sempre quem sai perdendo é a vida humana e a família.
            Por conseguinte, resta-nos muito pouco. O PSDB na pessoa do ex-presidente FHC e de seu ministro José Serra contribuiu bastante para a prática do aborto no país, entretanto, o partido têm se posicionando de uma forma mais conservadora, ao lado dos Democratas. Ambos, DEM e PSDB, em seus programas, são menos enfáticos quanto a questão do aborto e do homossexualismo, deixando para o membro se posicionar quanto ao assunto e é isto que observamos em seus candidatos a prefeito de Recife.
            Daniel Coelho assinou documento público do Brasil Sem Aborto se comprometendo a trabalhar contra o aborto, o mesmo já tinha feito Mendoça Filho. Entretanto, ambos estiveram na boate Metrópole defendendo o homossexualismo, o que talvez se agrave no caso de Daniel Coelho por este militar pela causa LGBT, inclusive na parada LGBT. Porém, algo bastante positivo pesa a favor de Daniel, ele tem procurado se aproximar dos meios religiosos cristãos, inclusive de várias entidades Católicas. Não se negou a participar do Congresso de Fé e Política, respondendo a todas as perguntas sem mascarar ou tremer, mas buscando a aproximação e o diálogo. Congresso cujo PSB, PT e DEM não mandaram representantes, mas o PSDB, PV e PMDB sim. Tanto Mendonça como Daniel são de famílias tradicionalmente Católicas.Concluo, desta forma, que estes dois representam nossa melhor opção como Católicos, ou seja, indico e devo votar em Mendonça ou Daniel.
            Para vereador, além de todas as recomendações que já fiz, indico verdadeiros defensores da vida e da família. Sei que a candidata René Patriota tem se posicionado desta forma cujo partido tem respeitado sua opinião, além de estar no Congresso Fé e Política de forma coerente, porém há outros Católicos e cristãos que merecem nossa atenção, como Carlos Gueiros. Nesta caso, sugiro uma vista nos meios abaixo:

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Quem está crescendo? (Parte III)


            Refiro-me sim, a forma má e infeliz como vivemos e como tratamos a nós mesmo para mendigar aos outros, mas, principalmente, como tratamos os outros para elevar a si e proteger nossos interesses. Com sua vida você eleva as pessoas que passam por você? Ao conviver com você posso afirmar que as pessoas se tornam seres melhores? Suas palavras, atos, pensamentos, jeitos e trejeitos entregam a sua alma e a sua inteligência algo que lhe dignifica e dignifica os seus? Todo contrário precisa ser avaliada. Coisas que destroem nosso viver e nos lançam a doar o pior para o outro precisam desaparecer em nós. Esta é a proposta que hoje lhe faço, olhe para seus excessos, enxergue isso que precisa desaparecer em você, observe em Jesus as virtudes contrárias a esta forma de vida que você tem e, em oração, busque concretamente que Ele viva em você, que Ele seja em você, que Ele esteja aonde você for e com quem você conviva. E, aos poucos, será possível olhar em seus olhos e avistar Jesus vindo.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Nossas fragilidades.


            Hoje quero partilhar com você sobre nossas fragilidades. Não me deterei naquilo que evidencia nossa fragilidade, embora já as trago para sermos conduzidos a idéia central. É a perda de quem amamos, é a perda da saúde, é a perda de nossas seguranças... Estas tantas situações nos colocam diante do nosso nada. Não podemos tudo, não suportamos qualquer coisa, não somos tudo aquilo que acreditamos, somos fracos, limitados e bobos. Iludimo-nos com este mundo, perdemos tempo com essas coisas coloridas, passamos pelas vidas e não ficamos, e não deixamos o melhor de nós como memorial de nossa existência. Perdemos um tempo precioso e quando percebemos tudo que conhecemos pode se acabar. Frio, medo, dor e solidão se tornam nossas melhores companhias. Olhamos para trás e? E?
            Aqueles que jamais viveram o que descrevi, estão criticando severamente o que leram. Contudo, todos nós um dia passaremos diante da lente que nos faz enxergar a verdade sobre nós, logo poderemos ver como somos nada. Aos que sabem a que me refiro acho que nos conhecemos melhor. Conhecemos o que está do outro lado e nada podemos mudar, pois é assim, somos pó. Se não lançarmos bravamente o olhar para nosso Deus, o vazio será nosso melhor amigo. Se não segurarmos fortemente as mãos da Misericórdia, logo beijaremos a lona. Se não reconhecermos nossa real condição, continuando na fantasia, se não clamarmos por compaixão, a dor perderá a oportunidade de ser mestra e sempre será vilã. Se não alçarmos vôo, passaremos a vida de migalha em migalha até que se sequem nossos terrenos. NEle e somente nEle podemos algo. Seguir, continuar, ser aquilo que Ele nos confiou. Com a mente no Céu, pés no chão e olhos na missão.
            Rendo aqui uma simples homenagem a Dona Lucy, minha avozinha, que a cerca de trinta dias me deu a graça de voltar a passar diante da lente da verdade. Muito obrigado meu Deus! Cuida dela.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Quem está crescendo? (parte II)


            Diminuir! Desaparecer! Sãos estas as palavras-chave que quero trazer-lhes hoje. O que em você precisa diminuir? A que elementos em você urgem ser dito: ‘desapareça daqui’? Entenda! Estas coisas não estão fora de você, estão em você, ou seja, não me refiro àquelas pessoas que você não suporta e que tanto gostaria que desaparecessem, pois está justamente nestas pessoas grandes meios de enxergar nossos excessos, aquilo que não deve mais existir em nós. Em outra ocasião, já escrevi sobre as oportunidades de crescer que as pessoas mais difíceis nos trazem, inclusive porque normalmente nos incomodam naquilo que em nós também não vai bem e precisa desaparecer. Servem como um espelho para nós, onde vemos, no excesso do outro, o nosso próprio excesso. Voltando um pouco, também não me refiro às situações pelas quais você é obrigado a passar, como um emprego ou uma doença ou um remédio a ser tomado, pois nestas situações também se elevam as oportunidades de sepultar as mortes que carregamos, ou seja, coisas que matam à nós e aos outros que conosco convivem. Nas oportunidades em que a vida nos fragiliza é que conseguimos olhar para nossa real condição, é quando descobrimos que não somos super-heróis, não suportamos tudo e tudo em nós é tão frágil quanto à palhinha usada pelas aves para construir seus ninhos. Logo devo escrever sobre nossas fragilidades.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Quem está crescendo? (parte I)


            Escrevo este texto no dia de São João. O Batista e não o Evangelista. Hoje comemoramos o nascimento deste que é o último dos profetas e trago esta memória por uma frase célebre deste homem que era primo de Jesus. João, o Evangelista, relata em sue Evangelho, no capitulo três, verso trinta, esta frase de João, o Batista: “É necessário que Ele cresça e eu diminua”. É uma frase bastante antagônica para os tempos pelos quais passamos, onde o que importa é a própria opinião, a realização pessoal, o prazer egocêntrico e o direito a felicidade em si mesma, como se esta fosse possível neste mundo e sem passar pelo outro. É evidente que inúmeras coisas, e coisas mesmo, em nós precisam diminuir ou, como diz a tradução original, desaparecer de nós. Temos muitos excessos, troços que nos pesam e que carregamos pela vida inteira como se de elevado valor eles tivessem, quando não passam de pesos, de mazelas, de morte... Quem nos garante que nosso querer é o melhor para nós? Por quantas situações não já passamos onde nossas escolhas nos jogaram na lama e nos fizeram sentir a morte por dentro, quando não morreram áreas positivas de nós mesmos. Escolhemos fazer de nós uma celebridade, encontrar meios possíveis para aparecer, levantar a bandeira do eu, sendo que este eu é repleto do pior que podemos dar. Refiro-me ao egoísmo, as mentiras, as fofocas, a soberba, a prepotência, a estupidez de quem humilha e agride quando preterido. Falo sobre cultivar rancor e torna-lo causa de existência contra outrem, onde de fato quem mais sofre é a própria pessoa. Uma simples visão sobre a verdade que nos cerca é evitada, pois acreditamos isto ser deprimente, entretanto pode nos evitar a tragédia de passarmos a vida morrendo por dentro.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Falando de eleições 2012


            Não tenho uma só razão para não afrontar o tal PT. Muito menos razões para defendê-lo. Não que tenha simpatia por qualquer partido político, havendo talvez alguns não tão ruins, este é catastrófico. Aqueles mais próximos a mim que estão sob a estrelinha vermelha sabem o quanto lamento por eles e como vejo o mal que fazem ao levar a diante esta ideologia desumana. Vejamos o vexame que está sendo a escolha deste candidato a prefeitura de Recife. Todos os princípios de democracia foram preteridos em favor de um grupo dentro do partido, quando nas prévias ganha João da Costa, derrotando Maurício Rands, e o diretório nacional empurra o senador do aborto – Humberto Costa. Só em citar o seu nome me acomete um pensamento nada cristão, mas verdadeiro: não seria melhor que sua mãe o tivesse abortado? Ai vem minha consciência e diz: calma Johann, jamais se vence o mal com o mal. É verdade! Mas me abusa o mal que este homem e seu partido têm feito. O pior é observar inúmeras pessoas de bem, às vezes, religiosas, inclusive católicos que, por não conhecerem a fundo este partido vão se enganando e defendendo e votando nesta mancha vermelha do sangue de tantos inocentes torturados e mortos no ventre de sua genitora. 
O barbudo quer agora protelar mais ainda o julgamento do maior caso de corrupção do Brasil: o mensalão. Por que adiar ainda mais ex-presidente? Claro, para esconder suas irresponsabilidades ao entregar o governo nas mãos de ladrões. Não adianta chorar dona Dilma para acreditarmos que foi torturada, pois de tortura você entende muito bem, então nos mostre as cicatrizes em seu corpo, que lhe mostro os corpos de vítimas da violência social em nosso país, índices de paises em guerra. Mostro-lhe o absurdo salário que recebem policiais, professores e médicos no país que o PT governa há quase dez anos. Um dos maiores crescimento no governo vermelho está o da carga tributária, mas na hora de cortar gastos dona Dilma quer reduzir o salário dos médicos. É ou não é uma aberração?
            Recife já não vinha bem, contudo, vejam onde estamos chegando. Precisávamos de investimentos em infra-estrutura há pelo menos vinte anos, dos quais doze se passaram nas mãos da besta petista e veja como estamos. E agora temos que suportar Humberto? Ai, ai, ai. Será que Dudu - o filho do cantor -  alinhavando com o PMDB vai gerar alguma alternativa positiva? Não acredito muito naquilo que vem desses comunistas, muito menos algo bom, mas de PT basta. Claro que não temos hoje no Brasil um só partido que não seja de origem marxista, o que muito dificulta uma oposição sensata, contudo, podem surgir opções. Particularmente não nutro esperanças Jungmann, pois é outro defensor da tortura e morte de bebês ainda no ventre de suas genitoras, e isto para mim é excludente. Alguns conseguem olhar bem para o jovem Daniel, eu, porém prefiro esperar um pouco e observar mais, sinto que precisa ampliar sua visão, talvez lhe falte um pouco de simpatia. Com certeza lhe ajudará entender que a melhor forma de ajudar e amar o doente não é omitir a doença, mas reconhecer a sua mazela e se deixar tratar.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Um convite a recomeçar! (parte III)


           O grande problema não está em errar, mas em acreditar que em erros estão acertos, em não enxergar as feridas que deixamos e não reconhecer que estamos destruindo e não construindo. O recomeço é vital em nossa vida, precisamos retomar a cada tropeço e buscar todo cuidado necessário para reconstruir o que se foi ao chão a começar do perdão. Nosso grande problema está em não recomeçar, não dar uma chance para dizer sim a luz de alerta que pisca mediante as dores que tentamos abafar e esconder dentro de nós. É querer passar a vida fugindo de si mesmo e, portanto, dos outros, pela mera incapacidade de assumir que errou e que erra e que precisará sempre retomar a luta por amar. É assumir que é gente, é pessoa, é ser humano e não Deus, pois gente erra, gente perdoa, gente pede perdão, gente busca o amor batalhando contra seus próprios egoísmos. No entanto, Deus já é todo amor, todo perdão, todo misericórdia, todo justo... Deus é todo bom. O trono da graça ocupado por Deus serve para que nos ajoelhemos e adoremos, reconhecendo aquele que verdadeiramente deve ocupá-lo, e não para que pretensiosamente, de forma completamente cega e inescrupulosa acreditemos que ele é para nós e nele sentemos, esperando que os outros nos sirvam como servem a Deus. Esta cegueira mata por completo e ainda neste mundo passamos a viver como verdadeiros zumbis que se alimentam da dor de outros. Uma grande descoberta que fiz é que, da mesma forma que podemos construir céus, podemos construir infernos.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Um convite a recomeçar! (parte II)


            Olhe-se no espelho. Tenha a coragem de tomar-se por única visão e veja como está construindo sua vida. Com que tramas esta escrevendo sua história e as marcas que deixa naqueles por quem passa? Pare de fugir, pois antes que imagine já não haverá como faze-lo, é uma regra de nossa natureza, colher aquilo que plantamos e não há nada que possa fazer para mudar isto. Seja no mínimo honesto consigo e responda como tem vivido, por onde tem andado, a quem tem traído além de si mesmo, o que tem dito que de verdade possui apenas o desejo de ferir aqueles que mais lhe amam? E lhe convido a recomeçar, recomeçar tudo, a voltar e aprender a pedir perdão àqueles cujo alcance já se tornou impossível a ti, mas possível a Deus. A olhar as pessoas nos olhos e poder sorrir sem exigir nada delas, pois, possivelmente, muitas delas não têm mais nada a lhe dar, mas precisam ser recuperadas por você. Convido a expulsar do seu coração todo este mal que lhe tira o ar e lhe pressiona o peito numa angústia mortal, levantar a visão e pedir a Deus uma verdadeira misericórdia. A misericórdia não lhe atingirá se não aprender antes a ser misericordioso, pois este é o ato mais verdadeiro de um ser humano que sabe quanto é dolorido ferir e ser ferido, portanto, ame uma vez que é amado pelo Amor. Não estrague mais sua vida, ela é a única que você tem, por conseguinte, também não estrague a vida de outros, estas também são as únicas que eles têm, pelo contrário, retome a dignidade humana no conduzir outros a seu valor real. Que sua vida erga a existência de tantos que nesta hora precisam de amor, que de seus lábios saia o sorriso e a paz que promove o perdão, a cura e o amor. Dê sentido a sua dor, cultivando o amor e permita que a verdade lhe torne uma pessoa livre.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Um convite a recomeçar! (parte I)


            Guerra jamais se ganha sempre se perde e não é pouco. São marcas da brutalidade a qual jamais fomos criados para fazer, mas que por engano da irracionalidade parece próprio do ser humano. É um indício evidente do quanto a soberba nos faz mal em oposição a humildade que sempre nos conduz a nosso verdadeiro lugar, lugar de irmãos, de amados que amam, lugar de gente e não de irracionais piores que qualquer animal. As guerras penetram nossos lares e nos fazem gladiadores de nossas próprias famílias, perdemos o respeito, o carinho e a sensibilidade com muita facilidade, logo nos tornamos estranhos habitando o mesmo lar por nossa teimosia de não decidir amar, de não decidir calar, de não decidir abraçar e perdoar. Cultivamos o rancor e somos incapazes da compaixão, de sentir o sentir do outro pelo egoísmo de se achar certo de alguma coisa, onde todo acerto se esvai pelo ato de desamar. Nesta formula desumanizada de existir vamos construindo nossas vidas e muito cedo nos pegamos reclamando da própria vida que temos, quando fomos nós mesmos que saímos plantando toda espécie de mal nas estradas de nossa história e que, por um ato de mágica ou de uma misericórdia dita divina, exigirmos colher qualquer coisa diferente do fel ou do inferno. Não, não é assim e jamais será.

Grande Guerreiro!


            Chega-me a triste notícia da perda de mais um grande guerreiro da Fé. Daqueles homens que jamais se aquartelaram na luta contra o mal, pelo contrário, sempre esteve no front de batalha, olhando o inimigo nos olhos. Grande Ministro de libertação e exorcista referencia internacional, o Padre Rufus Pereira exercia seu ministério de forma incansável e com amor marcante, jamais deixando de atender as pessoas que lhe procuravam atormentadas e angustiadas pelos males espirituais e ou mentais. Testemunho vivo daquilo que nossa visão física não nos revela, o Padre se fez instrumento da ação libertadora de nosso Deus, sem jamais negar as dores e dificuldades que esta batalha lhe causara, mas sempre fiel a sua missão eclesial, tornou possível aquilo que apenas o sacerdote exorcista podia realizar na vida de tantas e tantas pessoas. É lamentável sua perda nestes tempos cuja luta apenas se avoluma e precisamos de grandes combatentes, mas não ouso dizer que a Igreja Penitente fica mais fraca, pois estou certo que nosso Deus não permite qualquer enfraquecimento de sua Igreja neste mundo, contudo, afirmo com toda certeza que o Céu recebe mais um daqueles que podem dizer como São Paulo, combati o bom combate, guardei a Fé. Saudades ficarão do grande homem e sacerdote na certeza que o Senhor já proveu novos combatentes para esta área tão carente de nossa Igreja.
            Oportunamente rogo a Santíssima Mãe e Mestra dos sacerdotes por estes seus filhos prediletos para que vivam ardorosamente seu ministério. Clamo Esperança, Fé e Amor permanente no coração dos padres para que sigam com sua missão sem vacilar ou olhar para trás. Nós precisamos sempre dos confessores, dos diretores espirituais, dos celebrantes da Eucaristia, destes ungidos que tomam sobre si a pessoa do Cristo para libertar seu povo dos males físicos, mentais e espirituais. Guardai Mãe, o Padre Rufus e cada um dos sacerdotes da Igreja do seu Filho neste mundo e muito obrigado por tê-los conosco.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Gratidão (parte II)


            É! Neste dia chamado hoje tenho ainda muito para agradecer. Onde nasci. Como sou amado por aqueles que se fizeram deuses para que eu existisse e como também morreram para que vidas viessem por eles. Os meus, mas que são muito mais dEle que meus e, por isto, em alguma tempo não os terei mais por aqui, mas sou muito grato pelos dias que Ele me deu para ainda nesta etapa de minha eternidade poder viver. Aquela que me acolheu para ser uma só consigo. Quanto perdão, quanto recomeço, quanta fortaleza e quanto amor. Amar é sempre pedir perdão por saber que há ainda um melhor de mim que ainda não dei hoje, mas que logo também será seu. Perdão inclusive por ainda não ser o homem que Você me fez, mas muito obrigado por confiar que em breve estarei bem próximo disto e, como prova de sua confiança, depositar em minhas mãos muitas vidas especiais para cuidar, a começar por ela. Obrigado por aquilo que sou e por aquilo que preciso voltar a ser. Obrigado pelo nada que sou e Se fazer Tudo neste nada. Obrigado pela cura, pela libertação e pela Salvação. Obrigado pela dor, a Sua vivida por mim, mas também pela minha que me recorde, muito embora sem qualquer proporção, aquela Sua que deveria ser minha. Obrigado pela Mãe, e que Mãe, e como falar de tamanha perfeição em traços humanos, dando o ‘sim’ que me tirou do túmulo de volta a vida. Obrigado Mulher por ser minha Mãe, seu indigno e pobre filho. Gratidão por enxugar minhas lágrimas, por segurar minhas mãos, por consolar, dentre tantas e tantas coisas mais a agradecer, gratidão por colocar em mim o seu Divino Esposo. Gratidão é o que me faz perceber que este simples texto talvez jamais chegue a seu fim, mas que me faz entender que a gratidão pelo Eterno em sua própria existência, jamais terá seu fim.
            É, tenho muito a agradecer...

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Autoajuda (parte II)


Acredito vivamente na divinoajuda. Tudo que somos de bom e temos de bem provem dEle, não que devamos nos acomodar e deixar Deus fazer tudo, mas entender que a ação de Deus também está evidente em todas as capacidades que nos deu, mas que vem dEle e que sem Ele não as teríamos, desta forma, devemos vive-las e pratica-las, multiplicando os frutos de suas mãos. Se as coisas não vão tão bem, tenho a coragem de dizer que os responsáveis somos nós mesmos, a começar do fato de não deixarmos Ele, todo Saber, direcionar e decidir em nossa vida, se é que posso chamar de nossa, quando na verdade é confiada por Ele a nós. Achamo-nos muito capazes, quando a capacidade real inexiste sem Deus. Mas não quero ser tão negativo quanto a isto – a autajuda.
Vejo nesta palavra, neste ramo literário ou área de pesquisa psicológica algo de muito importante. É notório que a autoajuda vem sensibilizando muitos ateus ou agnósticos sobre suas realidades humanas e suas limitações existenciais, quebrando lentamente a dureza dos fortes e aquecendo paulatinamente a frieza dos pragmáticos. Isto é muito bom, pois naturalmente abre caminho de acesso a Deus, a pessoa é reconduzida a esperança e esta é via direta para uma expectativa muito melhor da existência, ultrapassando bastante o melhor prognóstico do descrente que é a morte. O que na verdade lamento, é o que vem ocorrendo com muitos leigos, religiosos e até sacerdotes que, tendo vivido em épocas não tão distantes uma vida de oração, proximidade mesmo com Deus, ao em vez de aprofundar esta espiritualidade, vêm se aproximando destes conceitos e noções psicológicas da autoajuda e se distanciando de sua espiritualidade de outrora. A vida em Deus é fundamental e nada pode substituí-la, pois Deus é Deus, enquanto nós apenas seres humanos. Sem Deus nada somos. Parafraseando a mestra, Deus é e basta!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Autoajuda (parte I)


            Retomando as atividades no blog, tive, mas uma vez, a inspiração de escrever sobre nossa relação com Deus e com os irmãos. Entretanto, pensando um pouco mais sobre isto, tive a impressão de que algumas pessoas ao lerem minhas publicações de caráter espiritual e humano possam confundir com temas de autoajuda ou coisas parecidas. Com isto, resolvi falar um pouco sobre esta tal autoajuda.
            Não tenho muita simpatia pela autoajuda uma vez que não acredito que o ser humano possa realmente se ajudar. Aquilo que mais se aproxima ou pode se aproximar de uma ajuda a si mesmo, sob minha pessoal percepção, é quando o ser humano dar a Deus o seu “sim”. Mesmo assim, entendo que a capacidade que o temos de dizer sim a Deus provem diretamente do próprio Deus, então não seria, em seu mais perfeito entendimento, uma autoajuda, mas uma ajuda divina que a pessoa decide se permitir viver desde a sua capacidade de discernir, dada pelo próprio Deus, sobre isto. Na verdade, percebo que o ser humano, em muitas e muitas vezes na vida, é seu próprio algoz, traindo-se e sabotando-se continuamente e sem nenhuma piedade vai destruindo todas as capacidades e maravilhas dadas pelo Criador para sua mais plena existência. E se isto já não fosse suficiente, passa a vida se justificando ou procurando culpados, quando o espelho lhe apresenta o verdadeiro réu. 

terça-feira, 17 de abril de 2012

Exijo Respeito!


            É completamente desrespeitoso e indigno de nossa atenção. Talvez já tenhamos nos acostumados com personagens católicos sendo ridicularizados e difamados pelas telenovelas. São padres, freiras, beatas e até santos ofendidos e ofensivos com a Igreja Católica. No entanto, está em apresentação uma telenovela que classifico como horrenda e imprópria para qualquer bom coração, pois além de fazer provocar sentimentos de incredulidade, vingança, ira, traição e mentiras, entre tantos outros terríveis a saúde mental humana, que já são bastante comuns a este tipo de produção, vem associando as características fortes de um bom Católico com a vilã do enredo principal da trama. A personagem que abandona uma menina no lixão da cidade é a mesma que reza seu terço diante do seu altar dedicado a Nossa Senhora com toda devoção. A estória conta que esta personagem entre traições, mentiras, roubos e estupidez humana se dedica a obras filantrópicas da Igreja Católica, discursa a favor da família como pilar da sociedade e faz doações financeiras a mesma Igreja, mantendo o padre da referida trama a seus pés. Ou seja, de forma clara são associadas perversões sociais graves a imagem da pessoa católica e que vive sua fé e devoções de forma correta. Por que nós Católicos devemos aceitar esta associação de nossa imagem com características de personalidade totalmente deletérias?
            Eu exijo respeito! Sou Católico e não sou assim como mostra a novela, a Comunidade Católica onde vivo é repleta de pessoas que não correspondem a este tipo de atitudes imorais e desrespeitosas, e muito menos a Igreja, em todos os seus membros e santos, guarda semelhança com esta personagem da tramóia. A sociedade vem aprendendo a associar as devoções Católicas e seus membros com as piores maldades humanas em conseqüência destes programas de televisão que não nos respeitam e mentem sobre a verdade dos fatos para não edificar a imagem correta sobre a Igreja. Quando você viu na mídia serem fortemente tratadas as virtudes dos santos, as obras sociais católicas ou os maravilhosos padres e consagrados que temos na realidade eclesial? Eles lhe ensinaram a associar pedofilia com nossos padres e você aceita?
            Não se paga o mal com o mal. Assim, a melhor resposta, além de nos defendermos e propagarmos a verdade que liberta, é negar audiência a programas e telenovelas que nos desrespeitam e ofendem a Igreja de Cristo. Acredito ser este um excelente meio de exigir respeito e honrar o Santo nome de Deus e da sua Igreja.