Ilusões das ilusões. Falar de ilusões é falar de mágica, daquilo que é real e não é ao mesmo tempo, pois não conseguimos acompanhar com nossos olhos. Aquilo que nos engana os sentidos, porque estes não conseguem captar a realidade daquilo que se apresenta. Não conseguir captar a realidade daquilo que se apresenta é precisamente o que me parece acontecer com muitas pessoas em tempos de euforia copista. Uma mágica parece se apresentar diante de nós, uma experiência inebriante, uma fato espetacular cujo espetáculo nem sei se merece este nome. O fato é que a FIFA mais uma vez vem apresentar sua Copa, agora em terrenos brasileiros, ainda em terras cuja miséria e a igualdade de vida não estão em patamares aceitáveis, mas cuja inteligência de seu povo acredita ser algo elevadamente importante de alguma forma. Inteligência? É, alguém disse que sim.
O maior evento do mundo. E é? Não é. O maior evento do mundo não é a Copa do Mundo da FIFA, tampouco apresenta o melhor do futebol, pois quem acompanha os melhores clubes do mundo sabe que ali está realmente o melhor desta arte. Mas isto pouco importa, pois quando o produto desenvolvido é a ilusão, a verdade pode ficar em segundo plano, ao menos para aqueles que adentram o mundo maravilhoso da FIFA. Parece que todos os problemas estarão plenamente resolvidos pelo mero acontecimento deste evento, ou pela vitória de sua seleção, ou por qualquer outro motivo cuja a lógica seja deixada de lado. Fala-se muito de retorno para o país sede, entretanto, como toda boa conta de somar e subtrair, quando nos investimentos se gasta mal, a corrupção impera e os números são facilmente adulterados, como saber o que de fato foi gerado e quem foram os beneficiados disto tudo? Ainda que benefícios tivessem ocorridos, é apenas um evento e como todo evento, chega, acontece e passa, vai embora. Tudo continuará ali da mesma forma, não haverá mágica. Olho minha cidade e não consigo encontrar muita coisa além de muita destruição e obras mal acabadas faltando dez dias para a FIFA passar por aqui, mas as pessoas estão completamente embriagadas de um sonho, de um ópio inebriante cuja realidade está criada em suas mentes e suas mentes passam a ser a mais pura realidade, ainda que seus sentidos digam não. Mente que mente. É como alguém que dirige seu automóvel em direção ao buraco, seus olhos indicam o perigo, mas sua mente prefere não enxergar aquela situação para não estragar a experiência, o maravilhoso prazer de dirigir aquele fantástico carro. A ilusão logo acabará e não gostaria de lhe ver dentro do buraco.
Não quero que deixe de saborear a arte futebolística. Jamais, não é isto que desejo lhe dizer. O que venho evidenciar é que não sejamos surreais, não sejamos escravos das ilusões destes tempos, mas usemos nossa inteligência para aproveitar aquilo que pode ser bom, sem deixar de entender como andam as coisas, assumir nossas responsabilidades e cuidar daquilo que verdadeiramente importa. Então, o que realmente importa em sua vida? Dê a eles o melhor de si, pois a Copa passará e eles não.
Não sou contra a Copa, a FIFA ou a CBF! Não sou a favor do formato que ela foi organizada pelo nossos governos federal e estaduais, a própria FIFA deu um parecer para que se realizasse em 5 estados, que se melhorasse estádios existentes e etc. Mas para capitalizar eleitoralmente, presidente e governadores decidiram investir em estados quem nem time de futebol tem direito.
ResponderExcluirA Copa está ai, vai acontecer e ponto! O que me preocupa é o povo que só se mexe para resolver o inresolvivel, como por exemplo as manifestações de Julho/2013 e o Ocupe o Estelita. Falando em Ocupe esse final de semana passaram por lá 10.000 pessoas, protestando por um projeto que está com processo fechado. Pedindo do poder público ação em uma área privada... Moro aqui no Recife à 22 anos e nunca vi mais do que 5 pessoas naquela região, mas agora que foi vendido tem 10.000 quero resolver algo.
Se esses 10.000 se preocupassem em acessar os portais de transparência da Câmera dos Vereadores, Assembleia Legislativa, Câmera dos Deputados, Senado, Governo Estadual e Governo Federal 1x por mês e mandassem um e-mail cobrando algo de errado que eles fizeram ou algo certo que deixaram de fazer servia mais. Se esses 10.000 se preocupassem como estão as calçadas, boca de lobo, coleta de lixo, iluminação pública e fornecimento de água e saneamento de suas ruas, cobrando os órgãos responsáveis e acionando judicialmente, já seria uma grande mudança social!
Agora só sabemos fazer zuada, mas atitude concreta para resolver e assumir responsabilidades não temos.
Pelo jeito a Copa vai passar, a seleção vai jogar, o Estelita vai ser construído e tudo vai ficar como antes, na terra de Abrenates!